Números da Internet na China: Online Gaming
Estimativas indicam que o faturamento da indústria de jogos online deve chegar a US$1.3 bilhão em 2009, representando um crescimento anual de 35%, segundo o IDC. Tal crescimento termina por beneficiar outros setores: jogos online geraram um incremento de 17.3 bilhões de iuanes (2.14 Bilhões de dólares) para indústria de telecomunicações, 7.1 bilhões de iuanes (887.5 milhões de dólares) para a indústria de Tecnologia da Informação, e 30 milhões de iuanes (3.7 milhões de dólares) para o mercado de publicações.
Diferentemente dos consumidores americanos -- que constumam pagar US$ 50 por um jogo -- jogadores na China, onde a pirataria ainda é norma, não estão dispostos a pagar muito pelos jogos. Sendo assim, desenvolvedores de jogos tem sido forçados a usar de muita criatividade para descobrir novas formas de faturar: segundo, Bill Bishop, CEO da empresa de desenvolvimento de Jogos Red Mushroom Studios, uma das áreas de faturamento da indústria que mais cresce na China é a da venda de equipamento virtual para personagens de jogos.
A sub-cultura de jogos online tem criado até novas profissões na China: em cidades como Liaozhong, coletar objetos virtuais para posterior revenda tem se tornado uma fonte de renda para muitos jovens. Estimativas conservadoras admitem que estes chamados gold-farmers movimentam clandestinamente um indústria de 200 milhões de dólares anuais.













