sábado, outubro 14, 2006

Caligrafia Chinesa: Tipografia, Design e Ilustração

A caligrafia tem uma tradição muito antiga e respeitada na China, se perdendo no tempo e se confundindo com folclore: lendas atribuem sua invenção a um homem chamado Cang Jie, por volta do 2.600 a.C. Hoje, a caligrafia é símbolo de erudição e exerce uma profunda influência no Design chinês. Chego a acreditar que a caligrafia, com seu método de aprendizado que enfatiza a repetição/reprodução até a exaustão, chega a modelar a visão de mundo dos chineses, sobretudo dos artistas. Deixe-me explicar por que:

Recentemente participei do processo de seleção de alunos que receberiam bolsas para estudar no Raffles Design Institute, no qual tive que analisar o trabalho de mais 400 alunos chineses, vindos de academias de arte e escolas de segundo grau de Shanghai, bem como de outras províncias da China. O trabalho a ser analisado consistia basicamente em um exame de habilidades específicas, dividido em duas partes: DESENHO POR OBSERVAÇÃO e ILUSTRAÇÃO.

Na primeira parte, várias baterias de candidatos eram colocados diantes de uma sequência de slides de figuras populares (artistas de televisão, músicos, políticos, etc), objetos ou paisagens. Pedia-se que os candidatos desenhassem em sua folha-de-resposta -- dentro de um intervalo de apenas 5 minutos -- a imagem que estava diante deles! Na segunga parte, canditados deviam ilustrar -- novamente dentre de um intervalo de apenas 5 minutos -- diversos CONCEITOS ABSTRATOS, como FELICIDADE, REFLEXÃO, FLEXIBILIDADE.

Ao analisar os resultados, fiquei bastante impressionado com a qualidade, firmeza, velocidade e precisão dos desenhos que vi na primeira parte do teste. Minha primeira impressão é a grande maioria dos alunos eram ilustradores profissionais.

Ao passar para segunda parte, entretanto, fui surpreendido pela dificuldade que os conceitos foram ilustrados (inclusive pelos candidatos que antingidos bom resultados na primeira parte!): a grande maioria dos candidatos abordou os conceitos de forma muito superficial. Até o estilo de desenho mudava: candidatos que aparentavam ter um traço mais maduro, passaram a illustrar como crianças, usando figuras de pauzinhos.

Receba via RSS meu blog: { d3sign@TivE } Design, Tecnologia & Cultura Del.icio.us Sphere Yahoo Blogmarks Ma.gnolia Spurl Technorati Adicione ao Google Newsvine Furl CreativeCommons

2 comentários:

Luiz Roberto Lins Almeida disse...

caligrafia e sumie - adoro.
tenho um amigo aqui no brasil, em londrina, que faz sumies, nasceu na china.

Luiz Roberto Lins Almeida disse...

tinha me esquecido de dar o endereço do meu amigo pintor
http://davidwangpen.blogspot.com